A formação da Cristandade ocidental e a expansão Islâmica

A Europa do século VI ao XII.

As sucessivas crises internas do Império Romano, aliado à pressão externa de vários povos, maioritariamente de origem germânica, ditaram a lenta, mas progressiva, desfragmentação de um vasto território até então unificado sob a Pax Romana. Um longo e conturbado processo, marcado pelas últimas invasões de povos politeístas a que a Europa assistiu, como foi o caso dos viquingues, assim como de uma nova religião, o islamismo, iriam moldar a génese da Europa que hoje conhecemos.

Consulta os vídeos e outros materiais didáticos para ficares a saber mais.

Deves concluír a realização da ficha de trabalho nº 10 e, para tal deves ler as página 99 até à 111 do manual. Carrega AQUI para realizares a ficha

Para a realização da ficha de trabalho nº 11 deves ler a página 113 à 117 do manual. Carrega AQUI para realizares a ficha

Para a semana de 18 a 22 de maio, e para conheceres melhor as alterações políticas após o império romano, deves ler o manual das páginas 121 à 123.

Vê os novos vídeos sobre o Império Romano que te darão a conhecer a sociedade e o quotidiano no Império Romano.





Origem e difusão do Cristianismo.

Após a morte e crucificação de Jesus, os apóstolos, principalmente S. Pedro e S. Paulo, foram os responsáveis pela difusão e expansão da mensagem de Cristo pelas várias províncias do Império. Progressivamente, o cristianismo foi atraindo pessoas de todas as condições sociais, devido à sua mensagem de esperança: primeiro comerciantes, artesãos e escravos, depois, membros da aristocracia.
A capital do Império, Roma, é ainda hoje a sede da Igreja Católica, o Vaticano, local onde S. Pedro, o primeiro dos apóstolos fundou a Igreja e onde viria a ser crucificado, segundo a tradição, de cabeça para baixo.
O Império Romano viveu sempre, ao longo da sua História, momentos de convulsão social, invasões e conflitos internos. Mas, a partir do século III, a instabilidade política, as guerras civis, as revoltas, convulsões sociais, crises económicas e pressão nas fronteiras por povos bárbaros, irão conduzir o Império Romano para uma nova realidade que culminará, no século V, com as invasões dos povos “bárbaros” e o longo processo de construção de um novo espaço político europeu.

Consulta os vídeos e outros materiais didáticos para ficares a saber mais.

Para a realização da ficha de trabalho nº 10 deves ler a página 99 à 111 do manual. Carrega AQUI para realizares a ficha

Para a semana de 11 a 15 de maio, e para conheceres melhor as alterações políticas após o império romano, deves ler o manual das páginas 110 à 115.

Vê os novos vídeos sobre o Império Romano que te darão a conhecer a sociedade e o quotidiano no Império Romano.





Roma e o Império

A arte e a religião no Império Romano.

Os grandes monumentos arquitetónicos, assim como a religião são as influências mais visíveis que o Império Romano nos legou. Ainda hoje conseguimos observar edifícios construídos segundo o modelo das monumentais construções que existiam nos antigos fóruns romanos, tais como o Palácio de Buckingham e o Museu Britânico, ambos em Londres, o Arco do Triunfo ou o Panteão em Paris, o Portão de Brandemburgo, em Berlim, a Casa Branca ou o Supremo Tribunal de Justiça, em Nova Iorque, entre muitos outros exemplos.
O cristianismo é outra herança romana que perdura até aos nossos dias. Nascido dentro do Império, a mensagem de Cristo viajou, aproveitando as infraestruturas criadas pelos romanos, nomeadamente a extensa rede de estradas, e tornou-se sua herdeira: observe-se a hierarquia católica, por exemplo e a forma do culto católico, por exemplo.

Consulta os vídeos e outros materiais didáticos para ficares a saber mais sobre este povo.

Para a realização da ficha de trabalho nº 9 deves ler a página 86 à 89 do manual. Carrega AQUI para realizares a ficha

Para a semana de 04 a 08 de maio, e para conheceres melhor o período do império romano, deves ler o manual das páginas 98 à 105.

Vê os novos vídeos e outros materiais AQUI que te darão a conhecer a sociedade e o quotidiano no Império Romano.





A sociedade e a vida quotidiana no Império Romano.

Roma foi, durante muito tempo, o centro civilizador e civilizacional do mundo ocidental no período da antiguidade clássica. A eles devemos aspetos que consideramos tão normais e banais como a língua, a construção de cidades e o planeamento urbanístico, a arquitetura, a engenharia, a estrutura familiar, a religião, entre muitos outros aspetos.

Consulta os vídeos e outros materiais didáticos para ficares a saber mais sobre este povo.

Para a realização da ficha de trabalho nº 8 deves ler a página 86 à 89 do manual. Carrega AQUI para realizares a ficha





A fundação da cidade de Roma e a expansão do Império.

O Império romano foi um dos mais longos e extensos períodos da civilização ocidental, tendo dominado as regiões em torno do mar Mediterrâneo, assim como grande parte da Europa. O seu domínio só terminaria com a desfragmentação do território após as invasões dos povos germânicos. No entanto, a influência da cultura romana, devido à sua extensão temporal, perdura ainda nos nossos dias e pode ser observada na língua, religião, legislação, estrutura governamental, filosofia, arte, arquitetura, etc..

Para a semana de 20 a 24 de abril, e para conheceres melhor o período do império romano, deves ler o manual das páginas 90 à 97.

Para te ajudar a realizar a ficha de trabalho nº 7, consulta as páginas 80 à 85 do manual.